A consultoria norte-americana Pro Farmer segue visitando os estados produtores de soja nos Estados Unidos e divulgando os resultados da contagem de vagens. Até o momento, os 7 estados foram analisados pelo crop tour, sendo que seis deles apresentaram números superiores a média dos últimos três anos no país, indicando lavouras em boas condições. Somente Iowa está apresentando problemas por conta de uma seca prolongada.
A consultoria destaca, no entanto, que o trabalho não é capaz de prever produtividades, já que as plantas ainda podem sofrer com possíveis problemas. Agora é, inclusive, um mês crítico para as lavouras norte-americanas.
Confira abaixo a análise de cada estado por ordem de passagem:
Ohio
Segundo levantamento divulgado pela Pro Farmer, as lavouras de soja em Ohio, no leste dos Estados Unidos, estão se desenvolvendo melhores neste ano, na comparação com à média dos últimos três anos e com o ano passado, segundo avaliação dos participantes do crop tour.
A contagem de vagens da soja chega a 1.155 em uma área de três pés por três pés, ante 1.039 de média dos últimos três anos (2007 a 2009). No ano passado, o crop tour estimou a contagem de vagens em 764 em uma área de três pés por três pés.
Dakota do Sul
As lavouras de soja em Dakota do Sul, na região central dos Estados Unidos, estão com desenvolvimento melhor neste ano, na comparação com a média dos últimos três anos e ante ao ano passado.
Em em Dakota do Sul, a contagem ficou em 1.250,86 em uma área de três pés por três pés. A média do estado nos últimos três anos ficou em 919,04. No ano passado, a contagem foi de 832,85.
Indiana
As lavouras de soja em Indiana, no leste dos Estados Unidos, estão com desenvolvimento melhor neste ano, na comparação com a média dos últimos três anos e ante ao ano passado.
A contagem de vagens da soja chega a 1281,12 em uma área de três por três pés, ante a média dos últimos três anos de 1.134,86. No ano passado, o crop tour estimou a contagem de vagens em 923,94 em uma área de três por três pés.
Nebraska
As lavouras de soja em Nebraska, no centro-norte dos Estados Unidos, estão com desenvolvendo melhor neste ano, na comparação com a média dos últimos três anos e ante ao ano passado.
A contagem de vagens da soja chega a 1.297,93 em uma área de três por três pés, acima da média dos últimos três anos, de 1.213,64. No ano passado, a contagem estimou 1.210,83 vagens em uma área de três pés por três pés.
Illinois
As lavouras de soja em Illinois, na região central dos Estados Unidos, estão com desenvolvimento melhor neste ano, na comparação com a média dos últimos três anos e ante ao ano passado.
A contagem de vagens da soja chega a 1.247,38 em uma área de três por três pés, ante 1.185,79 de média dos últimos três anos. No ano passado, o crop tour estimou a contagem de vagens em 997,68 em uma área de três por três pés.
Iowa
As lavouras de soja na parte oeste de Iowa, estado no oeste dos Estados Unidos, estão se desenvolvendo diferentes dos outros estados neste ano.
Segundo a Pro Farmer, a seca se intensificou em Iowa, sudeste de Minnesota e norte de Illinois, com Ohio vendo alguma melhora na semana passada. Houve também alguma degradação irregular na metade ocidental de Dakota do Norte, Dakota do Sul e Nebraska.
“Iowa é claramente o mais atingido no meio-oeste, com 88% do estado agora coberto por alguma forma de seca, em relação à semana passada. A quantidade de seca classificada como moderada (D1) e severa (D2) subiu cerca de 11 pontos na semana passada para 39%. Uma área de seca extrema (D3) no centro-oeste de Iowa se manteve estável em 6%”, afirma a consultoria.
Na quinta-feira, 20, a Pro Farmer chegou a dizer que as lavouras em Iowa estavam piores que a média dos últimos três anos, em um levantamento prévio, mas nesta sexta-feira confirmou que a situação final é um pouco diferente do previsão.
As lavouras de soja em Iowa, no oeste dos Estados Unidos, estão com desenvolvimento próximo da média dos últimos três anos, mas supera 2019.
A contagem de vagens da soja chega a 1.146,30 em uma área de três por três pés, ante 1.136,27 na média dos últimos três anos. No ano passado, o número foi de 1.106,91.
Minnesota
As lavouras de soja em Minnesota, no oeste dos Estados Unidos, estão se desenvolvendo melhor neste ano, na comparação com a média dos últimos três anos e ante ao ano passado.
A contagem de vagens da soja chega a 1.085,84 em uma área de três por três pés, ante 1.025,25 da média dos últimos três anos. No ano passado, ficou em 965,31.