Sul
A frente fria avança para o oceano, mas a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul provoca chuva nas áreas mais ao norte do estado, inclusive na região metropolitana de Porto Alegre, de forma menos volumosa do que na quinta-feira, 27. Atenção à chance de temporais, com fortes rajadas de vento e trovoadas. Não se descarta também a ocorrência de granizo no estado.
Sem condição de chuva do norte gaúcho, nas áreas de divisa com Santa Catarina. O sol predomina nas demais áreas do Sul do país, com temperaturas mais elevados no período da tarde, por conta dos ventos que sopram do quadrante norte.
Nesta sexta-feira ainda são esperadas fortes rajadas de vento no litoral norte gaúcho e litoral sul catarinense. Atenção aos baixos níveis de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia entre o Paraná e o norte de Santa Catarina.
Sudeste
Previsão de nevoeiro no leste paulista, no Rio de Janeiro e no leste de Minas Gerais, por conta da disponibilidade de umidade e das temperaturas mais baixas pela manhã. Após o nevoeiro se dissipar, o tempo firme predomina em grande parte da região. A chuva segue mais restrita ao Espírito Santo, por conta dos ventos úmidos que sopram do oceano.
As temperaturas seguem mais baixas nas primeiras horas do dia entre as áreas de maior altitude da região. Rajadas de ventos moderadas são esperadas no litoral fluminense.
Centro-Oeste
A massa de ar seco segue atuando no Brasil central, o que mantém o tempo firme em todas as áreas da região. Atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente no norte de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e oeste de Goiás.
Nordeste
Sexta-feira ainda com chuva no leste nordestino, por conta dos ventos que sopram perpendiculares à costa e ajudam no transporte de umidade marítima para a região. Chove também no norte do Maranhão, mas os maiores volumes ainda são esperados no litoral da Bahia. Enquanto isso, o interior nordestino ainda tem tempo bastante seco.
Norte
A semana termina com chuva no norte de Rondônia, grande parte do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Destaque para ocorrência de precipitação acompanhada de trovoadas em Manaus (AM) e Porto Velho (RO).
Sem chance de chuva no Acre, nas demais áreas de Rondônia e Tocantins, com sol e baixos índices de umidade relativa do ar.