Diversos

Mais de 200 mil litros de defensivos irregulares são apreendidos em São Paulo

Ação do Ministério da Agricultura teve como alvo produtos produzidos ilegalmente em empresas importadoras, formuladoras de agrotóxicos químicos e biológicos e fabricantes de fertilizantes

defensivos ilegais
Foto: Ministério da Agricultura

Cerca de 212 mil litros de defensivos agrícolas irregulares foram apreendidos em São Paulo durante força-tarefa realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entre os dias 23 e 28 de agosto. Ao todo, 37 empresas foram fiscalizadas nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

A ação teve como alvo defensivos produzidos ilegalmente em empresas importadoras, formuladoras de agrotóxicos químicos e biológicos e fabricantes de fertilizantes, onde foram encontrados hormônios e outras substâncias proibidas ou controladas pelo Mapa.

Duas empresas tiveram as atividades interditadas, além de 17 autos de infração lavrados e 122 agrotóxicos fiscalizados. Também foram coletadas amostras fiscais para verificar o controle de qualidade dos defensivos agrícolas produzidos e importados.

Ainda foram encontrados 17 mil litros de fertilizantes e 1.480 quilos de suplemento mineral animal que estavam sendo produzidos com substâncias proibidas.

Participaram da força-tarefa auditores fiscais federais agropecuários de oito estados. As equipes contaram ainda com o apoio de auditores em home office, auxiliando no trabalho de inteligência.