UE abre investigação sobre joint venture entre produtoras brasileiras de suco de laranja

União de Citrosuco e Citrovita foi anunciada em maio de 2010A Comissão Europeia anunciou que abriu uma investigação sob as leis antitruste sobre uma proposta de joint venture entre duas produtoras brasileiras de suco de laranja, a Citrosuco e a Citrovita.

? A investigação inicial de mercado da Comissão indicou que a transação cria potenciais preocupações sobre concorrência no que diz respeito ao suco de laranja e a vários produtos secundários criados na transformação de laranjas frescas em suco ? diz o comunicado da Comissão Europeia.

O órgão tem até 19 de maio para tomar uma decisão sobre o caso. A união de Citrosuco e Citrovita foi anunciada em maio de 2010 e o processo foi protocolado junto à Comissão Europeia no dia 24 de novembro. Segundo o comunicado, a Citrosuco e a Citrovita estão entre as quatro maiores fornecedoras de suco de laranja para a União Europeia.

A fusão das duas empresas resultará em uma empresa que exporta para mais de 80 países, com receitas anuais da ordem de R$ 2 bilhões, com sete plantas industriais, sendo uma nos Estados Unidos (Flórida) e 64 mil hectares de pomares próprios para a produção de laranja que representam, em média, 30% do processamento total, adquirindo os 70% restantes de mais de 2,5 mil produtores independentes.