O pior resultado do Produto Interno Bruto (PIB) em 24 anos, com retração de 9,7% no segundo trimestre deste ano, teria impactos ainda mais negativos na economia se não fosse o bom desempenho do agronegócio brasileiro, especialmente no campo das exportações. A afirmação é de Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural.
“Nós temos um segmento altamente competitivo e vem ajudando o Brasil nessa crise, onde setores importantes como o de serviços e indústria ainda enfrentam dificuldades”, diz. Daoud ressalta que a Ásia segue com destaque nas exportações de produtos brasileiros, especialmente soja e produtos minerais.
O comentarista do Canal Rural ainda lembra que o agronegócio tem contribuído para a balança comercial brasileira, ao elevar as exportações ao passo que reduz as importações, diferente do que tem acontecido com grandes potências econômicas, como Alemanha e Estados Unidos.
Na contramão dos bons desempenhos do setor produtivo, Miguel Daoud faz um alerta. “O mercado está ávido pela produção de alimentos, no entanto, vai chegar o momento em que o setor precisará de ajuda, especialmente diante da questão do endividamento dos produtores”, ressalta.