Tempo

Tempo: RS terá geada seguida de chuva de até 180 mm nos próximos 5 dias

De acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Somar, o maior volume deve ser registrado entre sábado, 5, e domingo, 6

O tempo não vai dar sossego ao Rio Grande do Sul no curto. De acordo com a Somar Meteorologia, o ciclone extratropical que causou temporais no estado se afasta e dá lugar a uma massa de ar polar. Em algumas áreas do sul gaúcho, as temperaturas podem chegar a menos de 3 ºC nesta sexta-feira, 4, provocando geada.

No sábado, 5, no entanto, as chuvas retornam ao Rio Grande do Sul, e a expectativa é de fortes temporais, desde Uruguaiana até a nordeste gaúcho. “Nos próximos cinco dias, a previsão é de 180 milímetros no litoral norte e de 110 nas regiões de Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul. Os maiores acumulados devem ser registrados de sábado para domingo”, comenta a meteorologista Desirée Brandt.

Previsão para o plantio no Paraná

Com a possibilidade de La Niña no segundo semestre, produtores do Paraná temem que falte chuva para começar o plantio e para manutenção da safra 2020/2021. Desirée ressalta que, por enquanto, não está chovendo no estado, mas os índices de água disponível do solo se mantêm em níveis adequados, entre 60% e 70%,

Segundo ela, as lavouras do oeste paranaense devem registrar chuva agrícola nos últimos 10 dias de setembro, somando cerca de 40 milímetros. Outubro, por sua vez, começará com uma janela de tempo firme, mas na segunda quinzena do mês a previsão é de chuva volumosa e persistente. Assim, de setembro até lá, a expectativa é de 130 milímetros acumulados.

Em novembro e dezembro, as precipitações retornam com mais constância e força à região, podendo acumular cerca de 534 milímetros somando os dois meses. Para o verão, as expectativas ainda são boas.