O vazio sanitário em Santa Catarina termina em 15 de setembro. Porém, o meteorologista da Somar Celso Oliveira pede cautela ao produtor de soja, pois as chuvas previstas para a segunda quinzena do mês ainda não serão volumosas. “Teremos vários dias com chuva, mas nenhuma acima de 10 milímetros”, diz.
Segundo o especialista, as precipitações na região de Campos Novos (SC) devem aumentar na virada para outubro – há chance até mesmo para invernada na segunda metade do mês. Em dezembro, as chuvas diminuem novamente, voltando a aumentar em janeiro de 2021. “Isso mostra uma situação bem melhor do que na safra passada. Não teremos o corte de chuvas a partir de novembro”, diz Oliveira.
Apesar de institutos apontarem grande chance de La Niña nesta temporada, o meteorologista afirma que os impactos devem ficar mais restritos ao Rio Grande do Sul.
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Santa Catarina (Aprosoja SC), Alexandre Di Domênico, tradicionalmente, os produtores da região de Campos Novos começam a plantar entre a última semana de setembro e o início de outubro. “Entre 5 e 10 de outubro começa a acelerar os trabalhos”, diz.
Além disso, segundo o presidente da Aprosoja SC, a terra ainda está muito fria, por conta das fortes geadas que atingiram o estado em agosto. “Não está em condições ideais de plantio. Acredito que a partir do dia 5 de outubro esteja melhor”, frisa.
Di Domênico destaca que os preços recordes da soja no Brasil, as condições para quem vai investir na soja são muito boas. “A relação de troca para os insumos foi muito boa”, conta.