Soja

Chuva só deve se regularizar em Rondônia na 2ª quinzena de outubro

Segundo presidente da Aprosoja local, produtores aguardam precipitações mais consistentes para começar o plantio da safra 2020/2021

Alguns produtores de Rondônia já estão colocando as máquinas em campo para começar o plantio da safra 2020/2021 de soja, mas a grande maioria aguarda chuvas consistentes para iniciar os trabalhos, principalmente onde foi cultivado o algodão.

“É um ano atípico, algumas regiões chegaram a 150 dias sem chuva. Geralmente, tem chuva em agosto e começo de setembro. Agora, estamos esperando que quando ela vier, venha firme, para podermos iniciar o plantio e não prejudicar a safra”, afirma o presidente da Aprosoja do estado, Juca Masutti.

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, apesar de a previsão do tempo indica chuva volumosa neste fim de setembro, os agricultores devem ter cautela, porque as precipitações serão irregulares.

“A partir da segunda semana de outubro, ganha mais regularidade. E, depois disso, não enxergamos nenhum período seco muito prolongado até março”, diz. Posteriormente, segundo Oliveira, vale ficar atento ao risco de invernada entre janeiro e fevereiro, época de colheita.

Masutti afirma que as perspectivas para a safra de Rondônia são boas e a área cultivada deve crescer de 10% a 15%, em relação à temporada anterior. Quanto à comercialização, 95% da safra anterior foi vendida.