Açúcar: Nova York sobe 1% com estimativa de quebra na safra da Tailândia

A Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures US) para o açúcar bruto encerrou o pregão eletrônico com cotações em alta.

Segundo operadores ouvidos pelo portal Barchart, as cotações foram puxadas pelas estimativas de que a produção de açúcar da Tailândia – segunda maior exportadora global, atrás apenas do Brasil – caíra para o nível mais baixo de 11 anos em 2020/21.

A The Thailand Sugar Mills Corp. disse nesta sexta-feira que a produção de açúcar do ciclo 2020/21 deve cair 13%, para 7,2 milhões de toneladas, na medida em que o clima seco devastou plantações de cana.

Outro fator positivo para os futuros do açúcar foi a ação do governo dos Estados Unidos de elevar as cotas de exportação do Brasil para o mercado norte-americano em cerca de 80 mil toneladas, para 310 mil toneladas. Além disso, na terça-feira, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) cortou a estimativa de produção da Austrália em 2020/21 para 4,3 milhões de toneladas, ante a projeção de 4,5 milhões de toneladas de abril, reduzindo também a projeção de exportação de 3,54 milhões de toneladas para 3,4 milhões de toneladas.

Na sessão da segunda-feira, 21, as cotações futuras do açúcar bruto despencaram para mínimas de quase dois meses, diante das projeções de abundante oferta global. Na Índia, o departamento de meteorologia estatal informou que as chuvas de monção até agora neste ano estão 7% acima da média histórica, o que vai beneficiar o desenvolvimento da cana.

A trading britânica Czarnikow estima que a produção da Índia vai crescer 20% em 2020/21, totalizando 32,5 milhões de toneladas. Na última sexta-feira, o ministério da agricultura indiano informou que os canavieiros do país aumentaram a área cultivada para 5,27 milhões de hectares neste ano, conforme dados contabilizados até o dia 18, ante 5,18 milhões de hectares no ano passado.

Os contratos com entrega em março/2021 encerraram o dia a 13,51 centavos de dólar por libra-peso, com alta de 0,14 centavo (1,04%) em relação ao fechamento anterior, enquanto na semana avançou 0,97%. A mínima do dia foi de 13,38 centavos, e a máxima chegou a 13,54 centavos.

Por Agência Safras