O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) derrubou quatro resoluções nesta segunda-feira, 28, que tratavam da preservação ambiental, como a delimitação de áreas de proteção permanente. Mas, de acordo com o comentarista Alexandre Garcia, a medida não deixa a natureza desamparada, só cuida de aspectos práticos. “As leis do meio ambiente só podem ser alteradas pelo Legislativo”, reforça.
Segundo Garcia, existe uma narrativa em parte da mídia contra Ricardo Salles. “Há uma indisposição, uma má vontade contra o ministro do Meio Ambiente imensa. Mas, pelo agro, ele é aplaudido, porque [o setor] sabe que está removendo essas arestas que atrapalham a vida de todo mundo”, afirma. “[O agro] vê os resultados da boa administração de Ricardo Salles e o presidente Jair Bolsonaro, que é o dono do cargo, também vê assim”.
O comentarista afirma que ambientalistas esquecem que “principal na natureza é a humanidade”. “Há pessoas que precisam de amparo, precisam comer e sustentar suas famílias. A gente tem que olhar para as pessoas em primeiro lugar. Depois a gente olha para as florestas e para os animais”, diz.