Tempo

Clima: temporal com chance de granizo deve marcar a sexta-feira; veja onde

Em outras regiões, altas temperaturas e baixa umidade no ar devem predominar durante o dia, de acordo com a Somar Meteorologia

Sul

A semana termina com chuva intensa no território gaúcho, onde novamente há grande potencial para tempo severo, reflexo do avanço de uma frente fria associada a instabilidades no alto da atmosfera. Os maiores acumulados de chuva ainda são esperados para a metade sul e todo o litoral do estado. Atenção para chance de granizo, ventania e alta atividade elétrica. As temperaturas despencam por todo o estado.

A chuva também avança para Santa Catarina, também na forma de temporais isolados, mas com menores acumulados.

No Paraná, a sexta-feira será mais um dia quente e seco na maior parte do estado, sem condição para chuva expressiva por enquanto. Pancadas isoladas ocorrem por enquanto apenas no extremo sul do estado e faixa leste paranaense.

Sudeste 

A sexta-feira deve ser de tempo quente e seco predominando sobre quase toda a região Sudeste do Brasil, que segue sob influência de uma massa de ar seco. Os níveis de umidade relativa do ar caem rapidamente durante a tarde, e podem chegar a níveis críticos em boa parte da região.

Temperaturas seguem cada vez mais elevadas, com expectativa para máxima acima dos 35 °C em diversos municípios, inclusive nas capitais. A mudança fica para a faixa leste do estado de São Paulo, incluindo a capital, quando a combinação entre o calor e um sistema de baixa pressão atmosférica aumenta as condições para chuva e temporais isolados na região, que vêm acompanhados por forte ventania, e não se descarta a chance até mesmo para eventual queda de granizo.

Centro-Oeste

Tempo seco e muito quente no Centro-Oeste brasileiro, novamente com chance para quebra de recordes de calor. Atenção para o aumento no número de focos de queimada na região, especialmente no Pantanal. Os níveis de umidade relativa do ar novamente ficam críticos no período da tarde, com expectativa para valores abaixo dos 30%. Há condições para pancadas isoladas de chuva somente no extremo norte de Mato Grosso.

Nordeste

A umidade que sopra do oceano mantém as condições para chuva na costa leste nordestina nesta sexta-feira, mas que ocorrem de maneira rápida e pontual, sem grande acumulados. Demais áreas seguem com tempo seco e muito quente, sem expectativa para grandes mudanças por enquanto.

Norte

Tempo instável predominando na região Norte do Brasil. A combinação entre calor e umidade mantém a condição para pancadas de chuva em praticamente todos os estados, que vem acompanhadas por trovoadas e até mesmo temporais. Somente entre o Tocantins e leste do Pará o tempo firme continua predominando.