Café: chuvas retornam às principais regiões produtoras do Brasil

Após um período de estiagem, as principais regiões produtoras de café do Brasil começaram a receber chuvas mais volumosas e mais espalhadas. “As chuvas estão melhorando e aumentando de intensidade, embora de forma lenta”, disse o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

Segundo dados da Somar, o final de semana foi marcado por pancadas dispersas de chuva sobre Minas Gerais, principal estado produtor de café do país. O acumulado alcançou 60 milímetros em Patrocínio (no Cerrado), com volumes menores registrados em outras áreas, como em Monte Santo de Minas, onde a precipitação foi de 15 milímetros.

Conforme Oliveira, o cenário não mudará até a sexta-feira, com pancadas de chuva com maior chance de ocorrer sobre a Alta Mogiana e Cerrado de Minas Gerais. “A partir da última semana de outubro, as pancadas de chuva se espalham mais pelas áreas produtoras. Entre 24 e 28 de outubro, a precipitação alcança toda a Alta Mogiana Mogiana, Altas Paulista, Minas Gerais (Cerrado, Sul e Zona da Mata) e sul do Espírito Santo”, aponta o meteorologista.

Ainda de acordo com os mapas meteorológicos da Somar Meteorologia, entre 29 de outubro e 02 de novembro, há maior chance de pancadas de chuva sobre os cafezais do Cerrado e Sul de Minas Gerais, Alta Mogiana e ainda o norte do Paraná.

Por Agência Safras