Tempo

Previsão do tempo: semana termina com chuva se espalhando pelo país

No Sudeste, a combinação entre calor, umidade e instabilidades mantém a condição para temporais e rajadas moderadas de vento

Sul

A sexta-feira tem algumas mudanças no tempo no Sul do país. Áreas de instabilidade, somadas ao transporte de calor e umidade da região Amazônica, provoca o retorno da chuva para parte do Rio Grande do Sul. Mas essa chuva deve vir ainda de forma irregular e pouco volumosa. Maiores acumulados podem ocorrer apenas entre as áreas de fronteira com o Uruguai. Atenção também para os temporais nestas áreas. Deve chover também no leste de Santa Catarina e norte e litoral do Paraná, mas de forma isolada.

Enquanto isso, tempo firme ainda no norte gaúcho, assim como nas demais áreas de Santa Catarina e do Paraná. O alerta de ressaca do mar é válido até a manhã da sexta-feira.

Sudeste 

A semana termina ainda com previsão de chuva no Sudeste do Brasil. A combinação entre calor, umidade e instabilidades no alto da atmosfera mantém a condição para chuva em boa parte da região, que ocorre com maior intensidade no norte do Espírito Santo, norte paulista e triângulo mineiro, onde não se descarta a chance para temporais e rajadas moderadas de vento.

Nestas duas últimas regiões, um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso também contribui para o tempo mais instável. No território capixaba e fluminense, assim como no litoral paulista, a chuva é reflexo de uma grande sistema de alta pressão atmosférica no oceano, que consegue transportar ar mais úmido até a região e favorecer a formação de nuvens carregadas. Tempo firme somente entre o Vale do Ribeira (SP) e Baixada Fluminense, incluindo a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e São Paulo. O alerta de ressaca emitido pela Marinha Brasileira segue vigente ao longo do dia entre Santos (SP) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas que podem chegar aos 2,5m de altura.

Centro-Oeste

Chuva pelo Centro-Oeste do país. Atenção para altos acumulados entre a metade norte de Mato Grosso do Sul, sul e noroeste de Mato Grosso e centro-sul de Goiás. Novamente em alguns pontos essa chuva deve vir com descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento significativas.

Nordeste

O tempo começa a mudar em áreas do interior nordestino. Pancadas isoladas de chuva devem ocorrer em áreas do interior nordestino, mas ainda com baixos acumulados. Entre o litoral de Pernambuco e litoral do Rio Grande do Norte, e também no litoral sul da Bahia, a chuva deve vir agora de forma mais volumosa.

Norte

Semana termina com chuva se espalhando ainda pelo Norte do país. Altos volumes de chuva deve ocorrer entre o Amazonas e Rondônia. Atenção para transtornos pelos altos acumulados e também para a ocorrência de temporais na região. Deve chover de forma isolada inclusive no Pará e Tocantins.