A Marinha emitiu um alerta nesta segunda-feira, 26, sobre a formação do ciclone subtropical que pode gerar tempestades para diversas regiões no Brasil.
Apesar de os efeitos serem sentidos de modo mais imediato no Espírito Santo, em Minas Gerais e algumas áreas do Rio de Janeiro, até o início da manhã desta segunda-feira há probabilidade de chegarem mais tarde em outros locais. No Mato Grosso do Sul, o comportamento deve se repetir durante a tarde, segundo a Marinha. Para a Bahia, a notificação de perigo vigora até as 10h de terça-feira, 27.
De acordo com a Somar Meteorologia, nos últimos dias houve o registro de chuvas com grandes acumulados especialmente no Sudeste com volumes de até 100 milímetros. “Contudo para outubro, as chuvas estão abaixo da média com destaque para estiagem que atinge o Sul do Brasil”, explica a meteorologia Desirée Brandt.
“Para os próximos dias, a tempestade subtropical irá reforçar a chuva principalmente no Espírito Santo com até 70 milímetros, sul da Bahia, algumas áreas de Minas Gerais e o estado de goiás, também com 70 milímetros. E além de provocar um acumulado maior, rajadas de ventos que até 90 quilômetros por hora podem ocorrer”.
Frio Tardio
A Somar alerta também para queda tardia de temperaturas, que devem provocar geadas em algumas regiões, especialmente no fim da semana. “Ainda existe previsão de chuva, que pode acontecer principalmente nesta terça-feira, 27. No oeste do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, a chuva deve chegar de forma mais fraca e isolada”, afirma Desirée.
A partir de quarta-feira, 28, começa avançar uma onda de ar frio, que deve derrubar as temperaturas. “A próxima sexta, 30, poderá ser o dia mais gelado da semana, com possibilidades de geadas em áreas próximas ao Uruguai, Serra Gaúcha e alguns outros pontos, com mínimas em torno dos 4°C ao amanhecer”.