E o fenômeno La Niña começa a mostrar seus efeitos sobre o clima do país. Segundo a meteorologia estes próximos dias prometem ser chuvosos para o Nordeste do país e mais seco para o Sul. Isso não significa que não choverá, mas sim que os volumes e recorrência serão menores.
SUL
Nesta terça-feira, há previsão de chuvas no Sul do país. Apenas o oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul deve ficar mais seco. Já o Paraná e Santa Catarina terão chuvas, não tão volumosas. Já segundo o Inmet, há boas chances de as instabilidades afetarem apenas o leste gaúcho nesta terça.
Já na quarta-feira o tempo volta a firme em todo o Sul do país. Segundo a meteorologia essa condição deve se estender até a segunda semana de novembro. O Inmet confirma o tempo seco em toda a região na quarta.
SUDESTE
Nesta terça-feira, o Sudeste do país terá chuvas em São Paulo e Minas Gerais. Segundo o Inmet, nas áreas paulistas e boa parte de MInas as instabilidades serão manchadas e com baixos acumulados. Bons volumes só no norte mineiro.
Na quarta Minas Gerais segue com chuvas de norte a sul, enquanto em São Paulo o oeste e sudoeste serão secos. Para o Inmet, só deve garoas no norte paulista e quase toda Minas, exceto no Sul.
CENTRO-OESTE
O Centro-Oeste terá chuvas em Mato Grosso e Goiás, de maneira generalizada nesta terça, e somente o sudoeste de Mato Grosso do Sul será mais seco. Para o Inmet as chuvas desta terça afetam somente o norte de Mato Grosso do Sul, assim como os demais estados.
Na quarta, pouca coisa muda e o sul de Mato Grosso do Sul será a única área com tempo firme.
NORDESTE
As chuvas voltaram mesmo para o Nordeste. Nesta terça, o oeste da Bahia e sudeste do Piauí recebem bons volumes de chuvas. Também chove em todo Maranhão. Segundo o Inmet há chance de o norte do Piauí ter tempo seco nesta terça
Na quarta, quase nada muda e as chuvas seguem trazendo umidade para os solos do Nordeste. Já o Inmet prevê que o tempo seco afeta o norte do Piauí e do Maranhão.
NORTE
Na terça-feira e na quarta, a região Norte receberá chuvas generalizadas, incluindo Pará e Tocantins.