Em pleno mês de novembro, as temperaturas chegaram a -3 °C na serra catarinense. As geadas chegaram a atingir de forma pontual as lavouras de milho do Rio Grande do Sul. Em alguns pontos do Sudeste, este é o início de novembro mais frio desde 2016.
O fenômeno La Niña é o grande responsável pelo frio fora de época. Para esta sexta-feira, 6, ainda há potencial de geadas na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Os meteorologistas da Somar acreditam que o potencial para prejudicar as lavouras é menor. No fim de semana, aos poucos, as temperaturas mínimas vão aumentando.
Enquanto isso, a semana termina ainda com chuvas concentradas no Matopiba e leste do Pará, além de tempo firme em boa parte do Centro-Sul. Isso pode ocorrer até mesmo nas áreas produtoras de Mato Grosso e Goiás, onde as temperaturas disparam e podem chegar perto de 40 °C nos próximos dias.
Próxima semana
Na semana que vem, a chuva retorna ao Sul, mas áreas do sul gaúcho do norte paranaense ainda devem enfrentar certa irregularidade. A recomendação dos meteorologistas é aguardar um pouco mais de umidade para a instalação da soja no Rio Grande do Sul.
“Dezembro também será complicado, com chuva abaixo da média no estado. Mas em janeiro a situação deve melhorar”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.