Os mercados de ações e câmbio ganharam impulso nesta segunda-feira, 9, diante do bom humor dos investidores internacionais. Além do alívio com a possibilidade da eleição do democrata Joe Biden à presidência dos Estados Unidos, o bom humor também foi influenciado pelo avanço no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus. A Pfizer e a parceira Biotech informam que a vacina desenvolvida tem se mostrado eficaz no combate ao vírus em mais de 90% dos voluntários que participam do estudo.
O professor de economia da Universidade de São Paulo (USP) Celso Grisi afirma que comportamento da Bolsa de Valores está ligado à redução das incertezas econômicas no mundo, principalmente entre investidores da Ibovespa. “Com a possibilidade da substituição de Trump por Biden, estamos diante de uma circunstância muito menor em respeito às guerras comerciais. Com redução do atrito com a China, nós devemos ter um apaziguamento no comércio internacional”, diz.
Em relação ao progresso da criação da vacina contra a Covid-19, Grisi afirma “isso traria um certo sossego no que diz respeito ao nível da atividade economia, que deve ser retomada a partir da vacinação”.