Conab leiloa Prêmio de Escoamento de Produto para vinho do Rio Grande do Sul na próxima semana

Objetivo é incentivar a comercialização de quatro milhões de litros, que serão escoados para as regiões Norte e Centro-OesteA Conab vai leiloar na próxima quarta-feira, dia 30, o Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para incentivar a comercialização de quatro milhões de litros de vinho vinífera ou comum. Os interessados em arrematar a subvenção econômica terão que comprar diretamente de produtores do Rio Grande do Sul e escoar para regiões fora do Nordeste, Sul e Sudeste. Podem participar da operação comerciantes, cooperativas e indústrias.

A medida foi tomada depois que produtores de uva do Estado apresentaram à estatal uma solicitação de apoio à comercialização da safra. O leilão vai contribuir para o escoamento de parte do excedente em estoque no mercado gaúcho e garantir aos produtores da região a remuneração do preço mínimo, definido em cerca de R$ 1,29 o litro.

O produto negociado será transformado em destilado vínico, utilizado para melhorar a qualidade do vinho de mesa. O concentrado obtido durante a destilação é empregado na correção do teor alcoólico e na substituição do açúcar na produção de vinhos de mesa.

O Brasil produz 1,2 bilhão de quilos de uva por ano e a metade da safra é destinada à produção de bebidas. O excedente de vinho brasileiro é resultado do aumento da venda de importados, segundo os produtores nacionais. O volume total chegaria a 100 milhões de litros e a bebida precisa ser retirada das indústrias para que as empresas recebam a nova safra, no fim do ano.

Prêmio

O PEP é uma subvenção econômica, oferecida em leilões públicos, de apoio à comercialização e escoamento de produtos de origem agrícola. Nele, o arrematante do benefício se compromete a adquirir o produto indicado pelo governo federal, diretamente do produtor rural ou de sua cooperativa, pelo preço mínimo, promovendo o seu escoamento para uma região de consumo previamente estabelecida.