Boa parte do país segue com previsão de chuvas nestes dois próximos dias. Alguns estados têm previsão de temporais, como o Paraná, São Paulo, Bahia, Piauí e Maranhão. Inclusive com queda de granizo em alguns. Já o Rio Grande do Sul segue a espera de chuvas.
SUL
Como previsto antes, a quarta-feira será marcada por tempo seco em quase todo o Rio Grande do Sul. A exceção é o norte do estado, que tem influência das instabilidades que afetam Santa Catarina e Paraná. Os paranaenses, aliás, podem ter transtornos nesta quarta por conta dos altos volumes de chuvas esperados para toda a faixa central do estado, e também próximo a Maringá e Apucarana.
A tendência, na quinta-feira, é a diminuição das chuvas em toda a região. O tempo seco que afeta o Rio Grande do Sul se estende agora para o oeste do Paraná e de Santa Catarina.
SUDESTE
Outra previsão confirmada é de chuvas generalizadas em todo a região Sudeste nesta quarta-feira. Os maiores acumulados e transtornos, como queda de granizo e temporais, devem ocorrer na parte sul e oeste de São Paulo.
Na quinta-feira as fortes chuvas persistem a agora além do sul de São Paulo, afetam o sul de MInas Gerais, assim como, toda a parte oeste e norte mineira.
CENTRO-OESTE
Uma nova frente fria avança e consegue canalizar um novo corredor de umidade, que atua desde a região Amazônica e passa pelo Centro-Oeste do Brasil nesta quarta-feira. Essa combinação associada à áreas de instabilidade no alto da atmosfera, aumenta o risco para temporais entre o sul de Mato Grosso e Goiás e todo o estado de Mato Grosso do Sul, onde há previsão de fortes temporais e volumes mais elevados de chuva. Fica o alerta para trovoadas, ventos moderados, eventual queda de granizo e maiores transtornos que toda essa chuva pode causar.
Na quinta-feira, os temporais avançam em direção a Mato Grosso e Goiás, onde novamente há risco para chuva forte e temporais. Já em Mato Grosso do Sul a chuva perde intensidade, e caso ocorra é somente no extremo norte e leste do estado, enquanto nas demais áreas o tempo firme volta a predominar. As temperaturas seguem em declínio.
NORDESTE
Nesta quarta, a Bahia segue com previsão de receber instabilidades, mas os acumulados não serão grandes e a tendência é de chuvas manchadas. O Piauí também tem chance de receber chuvas manchadas no leste e oeste do estado. No Maranhão a tendência é de chuvas na parte leste do estado.
Pois na quinta-feira as instabilidades pontuais se tornam temporais que afetam os três estados. Na Bahia, toda a parte oeste do estado, onde está a soja, terá altos volumes acumulados. No Piauí as chuvas serão ainda mais intensas em todo o centro-sul do estado, com chance de acumulados superiores a 70 mm em Uruçuí. No Maranhão deve ocorrer o mesmo, temporais em toda o centro sul do estado.
NORTE
Na quarta-feira, segue a condição para chuva e temporais isolados em toda a região Norte do Brasil, efeito da combinação entre o alto calor e umidade. Entre o norte de Rondônia e oeste do Amazonas, os temporais tendem ser ainda mais intensos,
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica ainda mais a chuva no norte do Amapá a partir de quinta-feira, onde os volumes serão mais elevados e não se descarta o risco de transtornos. Chuva mais expressiva também ocorre no Tocantins, devido à áreas de instabilidade que atuam em médios níveis da atmosfera e favorecem a formação de nuvens carregadas. Nas demais áreas da Região, pouca coisa muda, o tempo abafado predomina e a chuva ocorre preferencialmente no período da tarde, na forma de temporais.