O governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), confirmou na última semana, mais cinco novos casos de mormo em equídeos, em três propriedades rurais, no município de Filadelfia. Todos os animais que testaram positivo para a doença estão isolados e serão sacrificados na próxima semana, conforme determina a legislação sanitária. Este ano, já foram registrados 10 focos da doença com 13 animais infectados.
De acordo com a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec, Isadora Mello Cardoso, todas as medidas sanitárias já foram realizadas pela agência, inclusive os vínculos epidemiológicos. “O trabalho de investigação dos vínculos epidemiológicos é fundamental para o controle da doença no estado, por isso, estamos adotando todas as medidas sanitárias necessárias nestas propriedades/focos,” destacou.
“Alertamos os produtores rurais para que fiquem atentos as exigências legais na hora de adquirir um animal, exigindo sempre todos os exames e também na movimentação de trânsito de animais, pois esta é uma das formas mais seguras de controle da doença,” apontou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.