Em 2010, o programa beneficiou 14 municípios do semiárido, com a construção de 52 barragens de pequeno porte, com espelho d’água de até 10 hectares e 638 bacias de captação de águas de chuva. Também foi feita a conservação de 529 quilômetros de estradas vicinais para viabilizar o acesso aos barramentos. As ações beneficiaram diretamente 2.726 famílias.
Nos municípios onde os trabalhos já foram implantados, o dia a dia das famílias já não é mais o mesmo. Aonde as máquinas chegaram, caminhão-pipa já é coisa do passado. Água em quantidade e com qualidade para o abastecimento das famílias, garantia da sobrevivência, e viabilização da irrigação de pequenas lavouras e desenvolvimentos de criações são os resultados concretos do trabalho.
Os trabalhos visam aumentar a oferta permanente de água, garantindo o abastecimento humano; reduzir as ações emergenciais e assegurar o desenvolvimento econômico do semiárido mineiro.
A metodologia adotada na implementação dos projetos consiste na construção de pequenos barramentos de terra para o armazenamento de água, visando recuperar as áreas degradadas pelas chuvas, perenizar mananciais com água de boa qualidade e amenizar as consequências dos períodos de estiagem.
Também são construídas bacias de captação, com o objetivo de permitir a infiltração das águas de chuva nos lençóis subterrâneos, abastecendo as nascentes e criando um círculo virtuoso.