A segunda onda de casos de covid-19 pode estar levando à perda de ímpeto na recuperação econômica de vários países, enquanto desafios permanecem mesmo com avanços em vacinas, disse a diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.
“Enquanto a recuperação da China continua, existem outras economias que podem estar perdendo ímpeto enquanto enfrentam novas ondas da pandemia”, afirmou Georgieva, na conclusão da quinta mesa redonda “1+6” realizada com autoridades chinesas.
“As notícias recentes sobre vacinas fornecem esperança de um fim duradouro para esta crise, mas muitos desafios permanecem”, disse ela. Ontem, a AstraZeneca anunciou que sob uma dosagem específica sua vacina é 90% eficaz, após relatos na semana passada de avanços nas vacinas da Pfizer e Moderna.
Segundo Georgieva, “a rápida recuperação da China continua graças a medidas resolutas no combate ao vírus, mitigando seu impacto e apoiando o crescimento”. Para ela, com o fortalecimento de redes de segurança social e outras reformas, “a China garantirá a recuperação e um crescimento equilibrado e de alta qualidade, o que beneficiará a China e o mundo”.
Por Agência Safras