A Lar Cooperativa Industrial inaugurou no sábado, 28, seu complexo processador de soja, no município de Caarapó (MS), informou a Secretaria de Agricultura de Mato Grosso do Sul, em nota. O novo complexo tem capacidade para processar 1,5 mil toneladas de soja por dia e produzir 300 toneladas de biodiesel a cada 24 horas, além de produção de farelo e energia. Além disso, vai gerar 300 empregos diretos. O complexo estava parado há anos e foi recuperado pela cooperativa.
“Esse complexo estava sucateado. A Lar decidiu investir aqui e agora transforma matéria-prima em produtos industrializados e com valor agregado”, ressaltou o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.
A unidade de Caarapó entrou em operação há dois meses, após receber R$ 219 milhões de investimentos. O complexo integra as 32 unidades da Lar distribuídas em 17 municípios do estado.
“Acreditamos que a Lar é a indústria que mais recebe soja e milho em Mato Grosso do Sul, sendo que a unidade de Caarapó é a segunda da cooperativa em processamento de soja, com capacidade para industrializar 30% do volume do grão recebido. Ainda temos refino, biodiesel e co-geração de energia”, disse o presidente da Lar, Irineu da Costa Rodrigues.
Por Estadão Conteúdo