O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, com cerca de 642,7 mil toneladas produzidas na safra 2019/2020, de acordo com estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
E, apesar dos reflexos causados pela crise do coronavírus que afetou todo o planeta, o setor se mantém altamente produtivo, o que faz das expectativas para a safra 2020/2021 serem bastante animadoras.
Mas, não menos importante que o volume de produção, é a qualidade da matéria-prima.
A broca da cana-de-açúcar é uma das principais pragas que afetam diretamente a qualidade da matéria-prima. Para isso, investir em um produto inseticida que combata a praga de forma rápida, logo na primeira aplicação, é essencial para a manutenção da qualidade. Solução que produtores precisavam para conseguir um manejo eficiente e sustentável.
Cana-de-açúcar: uma das principais matérias-primas do agronegócio nacional
Dentro de um agronegócio pujante e muito forte, a cana-de-açúcar tem papel de destaque no Brasil. A cultura da cana é extremamente relevante tanto para a economia do país, quanto para o dia a dia das pessoas.
Evidentemente, um dos derivados dessa cultura é o açúcar. Responsável por cerca de 1/5 da produção global e 45% da exportação mundial, o Brasil espera produzir um volume recorde de açúcar na safra 2020/2021.
Para a próxima safra são esperadas em torno de 41 milhões de toneladas, indicando um expressivo aumento frente aos 29,6 milhões registrados na safra anterior.
O etanol é outro grande produto derivado da cana-de-açúcar, sendo a preferência de muitos consumidores. Devido à competitividade perante a gasolina e ser uma fonte de energia limpa e renovável, o etanol tem ganhado cada vez mais espaço na preferência do consumidor brasileiro
Mas, independentemente da produção de açúcar ou do etanol, priorizar a qualidade da matéria-prima continua sendo uma preocupação recorrente entre produtores e usinas, onde o rápido controle da broca-da-cana é uma prioridade, tendo relação direta com o retorno financeiro da atividade.
Faça o correto controle da broca-da-cana priorizando a qualidade da matéria-prima
Em culturas de cana-de-açúcar, a broca é considerada a praga-chave e mais temida por produtores. Ela presente em todo o território nacional, representando perdas diretas e indiretas e trazendo significativas perdas quanto à produtividade e qualidade da matéria-prima.
Mais importante que a produtividade é a qualidade da matéria-prima. Afinal, este inseto tem grande potencial para afetar a qualidade da produção de açúcar e de etanol. Isso ocorre porque, durante a sua fase larval, ela perfura os colmos da cana para se alimentar, e esse hábito traz grandes prejuízos impactando diretamente na pureza da cana e na produtividade.
Para evitar esse problema – que será sentido diretamente no bolso do produtor – o correto controle dessa praga é fundamental, pois impacta diretamente no resultado final da safra, ou seja, com a obtenção de uma matéria-prima de maior qualidade.
Assim, seu manejo consiste em amplo e rigoroso manejo das áreas de produção, baseados em um eficiente monitoramento e posteriormente com as medidas de controles biológicos e químicos (inseticidas) adequados a cada situação de época e infestação da praga.
Na questão química, existem várias opções de produtos comerciais que podem ser utilizados. Mas recentemente surgiu um novo produto com um grande potencial de combate da broca-da-cana: o Revolux®, oferecido pela Corteva.
Revolux®: grande parceiro do produtor que prioriza a qualidade da matéria-prima
Com alta potência inseticida, excelente residual e ação bastante rápida sobre as lagartas, Revolux®️ é um inseticida que permite um longo e efetivo período de controle sobre a broca, mantendo o seu canavial livre dos danos e possibilitando a manutenção da qualidade da matéria-prima.
Os principais benefícios deste inseticida no combate à broca-da-cana são:
- Exclusiva ação ovicida, ou seja, age antes mesmo do ovo eclodir;
- Rápida redução inicial da intensidade de infestação desta praga;
- Longo residual para o período de controle durar por mais tempo. Assim, o produtor tem intervalos mais longos na aplicação do produto;
- Maior eficiência no controle, gerando mais economia na aplicação;
- Ideal para rotacionar ingredientes ativos e grupos químicos, sendo altamente recomendado para a manutenção do programa de manejo e ao MIP por conta de dois novos ativos inéditos (Espinetoram e Metoxifenozide);
- Permite associar o controle químico ao biológico, pois é seletivo aos inimigos naturais;
Com todos esses benefícios, vimos que Revolux®️ é capaz de controlar a praga logo na primeira aplicação, afinal são dois diferentes modos de ação que agem na broca (choque, seletividade e eficiência).
Por tudo isso, Revolux®️ traz a liberdade de escolha ao produtor, permitindo que ele proteja a qualidade da minha matéria-prima e a sustentabilidade de seu negócio.
Conteúdo Patrocinado