A Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro-SC) quer aumentar em 20% seu faturamento no ano que vem. A meta definida pelo conselho da entidade é chegar a R$ 481 milhões, somando as operações da indústria, da central de compras e da matriz.
A FecoAgro-SC destaca que apesar de a pandemia da Covid-19 ter assustado, o setor cooperativista conseguiu driblar a crise e sofrer menos impacto.
Mas 2021 não vai ser fácil para o agronegócio brasileiro. Em meio a diversas intempéries, o setor está ameaçado de perder o Convênio 100, que reduz a alíquota de ICMS cobrado na comercialização interestadual de fertilizantes e sementes em 30% e de defensivos em até 60%. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) prorrogou o benefício fiscal até 31 de março do ano que vem e está analisando se dará continuidade após essa data.
- Produtividade do milho em SC tem quebra de até 90% por conta da seca
- SC disponibiliza R$ 21 milhões para minimizar efeitos da estiagem no campo
A Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia) foi finalista do prêmio SomosCoop 2020, com o projeto dos núcleos femininos. O segundo lugar nacional colocou em evidência um movimento que tem dado as mulheres voz e vez dentro dos conselhos da cooperativa, algo inimaginável há 30 anos.
Esses serão alguns dos assuntos abordados no Cooperativismo em Notícia deste sábado, 5. O programa é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro-SC e veiculado pelo Canal Rural, às 8h30, com reprise na terças-feira, às 13h30.