O dia foi de preços estáveis para o etanol em São Paulo. Em Ribeirão Preto, o etanol hidratado seguiu em R$ 2,47 o litro. Já o anidro permaneceu com preço de R$ 2,53 o litro na mesma cidade.
Segundo o analista da consultoria Safras & Mercado, Maurício Muruci, a
demanda segue limitada pelo lado das distribuidoras que mantém o padrão de compras de curto prazo, visando a recomposição de estoques imediatos. Em outras regiões, como no Centro-Oeste, os preços do biocombustível caíram.
“A retomada da bandeira amarela em São Paulo para conter o coronavírus colocou novamente a ponta compradora em alerta ao evitar manter exposição junto a volumes maiores. Já a proximidade cada vez maior da entressafra segue como um vetor de neutralização para quedas mais pronunciadas. Porém, outra externalidade negativa da demanda fraca é a baixa velocidade de escoamento dos estoques, que seguem elevados, o que também mantém a pressão de baixa no mercado. A curva futura de preços que esboçava uma reação de alta mais forte a partir de março de 2021 também já não consegue reagir como antes, com seus claros sinais de limitação, reforçando a fragilidade do mercado”, afirma o analista.
“Por outro lado, com estoques elevados e as distribuidoras reduzindo ao máximo a atuação junto às usinas, dosando as compras, há pouco espaço para uma puxada significativa nos preços no curto prazo”, destaca.
Por Agência Safras