Mercado e Cia

Alexandre Garcia: Governo precisa de mais liberdade para investir

De acordo com o comentarista do Canal Rural, o teto de gastos engessa o governo. Ele cobra mudanças na Constituição brasileira

A população brasileira está preocupada com os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a economia, principalmente sobre as pessoas mais pobres. Porém, de acordo com o comentarista Alexandre Garcia, o teto de gastos impede que o governo federal crie programas sociais ou invista para dar segurança.

“O governo só tem gastos e não sobra nada para investimentos. Ainda ontem [segunda-feira, 7], na Associação Comercial de São Paulo, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, lembrou que a Constituição engessa o governo e ele fica sem condições de investir e fazer grandes programas porque está tudo cheio de despesas carimbadas”, afirma o comentarista.

Segundo Alexandre Garcia, a Constituição brasileira precisa mudar e se adequar à nova realidade do país. “O FMI disse: ‘O governo tem que manter o teto de gastos para ter confiança no mercado, mas não pode se descuidar das suas obrigações sociais’”, relata.

O comentarista lembra que o presidente Jair Bolsonaro já disse que não vai tirar de “pobre para dar para paupérrimos”, quando questionado se tiraria dinheiro de alguns outros benefícios para instituir uma renda mínima.

“É uma situação difícil, que o Executivo e o Legislativo têm de resolver em conjunto. Sobretudo, tem de haver mais liberdade de investimento para o governo, porque isso beneficia todo mundo e não só aqueles que estão ligados ao setor público e se beneficiando com garantias e direitos adquiridos e permanentes”, finaliza.