Em relação às vendas internas, o volume de etanol hidratado somou 1,50 bilhão de litros, o que representa um crescimento de 2,44% em relação a dezembro de 2009. No caso do etanol anidro, este aumento chegou a 16,07%, com 524,39 milhões de litros vendidos naquele mês.
Reunião com o governo
Em reunião na última quarta-feira (12) com integrantes do governo (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Fazenda e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), decidiu-se que haverá um monitoramento contínuo do mercado de etanol durante a entressafra, com reuniões periódicas entre governo e os agentes de mercado.
? Diante dos números apresentados ficou comprovado que o atual cenário produtivo fornece total tranquilidade para o abastecimento do mercado doméstico. As unidades do Centro-Sul deverão produzir cerca de dois bilhões de litros a mais de etanol esse ano safra e, até o momento, deixaram de exportar mais de um bilhão de litros no comparativo com a safra passada ? afirmou o diretor da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues. Portanto, o etanol disponível para o abastecimento do mercado doméstico deverá crescer praticamente em três bilhões de litros, acrescenta o diretor.
Warrantagem
Ainda de acordo com o executivo, o governo se comprometeu em aprimorar continuamente o programa de warrantagem, de forma a viabilizar a tomada de crédito e reduzir a volatilidade de preços do etanol entre os períodos de safra e de entressafra.
? Sem a warrantagem, o ônus da estocagem recai essencialmente sobre as unidades produtoras. O programa de financiamento dos estoques figura como um mecanismo essencial para proporcionar um fluxo regular de comercialização de etanol ao longo do ano, evitando uma volatilidade excessiva de preços ? disse Pádua.