Tempo

Chuva, granizo e ventania: veja como fica o tempo no início de semana

Com a proximidade do verão, pancadas de chuva generalizadas se espalham pelo Brasil; confira a previsão do tempo

chuvas trator tempo
Foto: Rúben Duarte

Segunda-feira, 14

Destaque para as chuvas que ainda ocorrem de forma muito volumosa no norte do Paraná e com temporais que se espalham no norte e leste paranaense e leste catarinense, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba. Tem previsão de queda de granizo eventual em Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul chove de forma mais isolada na metade norte do Estado, preferencialmente no início do dia e diminuindo conforme o dia for passando. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, o dia já começa com tempo mais aberto, por causa do avanço de uma região de alta pressão atmosférica. Por fim, ventos sopram com 50 km/h entre Santa Catarina e Paraná e com até 60 km/h no litoral gaúcho. 

Sudeste

Uma frente fria passa pela costa e organiza a umidade da Amazônia novamente sobre o Sudeste. Assim, há previsão de pancadas de chuva em boa parte da região, e em algumas cidades mais próximas do Paraná, a chuva já chega desde cedo. Atenção aos elevados volumes acumulados previstos para São Paulo, oeste do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, e segue o risco para transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra. Os ventos sopram com até 50 km/h  em São Paulo. Por fim, uma região de alta pressão atmosférica ganha força e o tempo abre no centro, norte e leste de Minas Gerais e oeste do Espírito Santo. 

Centro-Oeste

Temporais ganham força no centro e sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, onde são previstos os maiores volumes acumulados. Em outras áreas do Centro-Oeste a chuva vem mais passageira e localizada, embora possa também chover forte com trovoadas. Há, inclusive, potencial para queda de granizo eventual em áreas do sul de Goiás e no oeste de Mato Grosso do Sul. 

Ventos sopram de forma moderada a forte em Mato Grosso do Sul. Por outro lado, uma massa de ar seco ganha força sobre o norte e leste de Goiás e no Distrito Federal, e a semana começa com tempo firme nestas áreas. 

Nordeste

A maior parte do Nordeste continua com tempo muito firme e ensolarado, garantindo a rápida elevação das temperaturas até o período da tarde. Isso acontece por causa da presença de uma massa de ar seco nesta área. No final do dia, ventos úmidos que sopram do mar ajudam a trazer chuva fraca para o sul da Bahia. Por outro lado, há previsão de pancadas de chuva isoladas e passageiras numa área mais extensa do norte da Região, numa faixa que vai desde o Rio Grande do Norte até o Maranhão, por causa de instabilidades associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. 

Norte

As condições do tempo praticamente não se alteram no Norte do País, em relação ao dia anterior. Uma massa de ar seco garante tempo aberto e ensolarado na maior parte do Tocantins, onde a temperatura máxima sobe rapidamente no período da tarde. Por outro lado, áreas de instabilidade associadas ao calor e umidade da Amazônia continuam a provocar nuvens carregadas e pancadas de chuva nas demais áreas do Norte do País. 

Terça-feira, 15

Sul

Na terça-feira, um corredor de umidade da Amazônia e áreas de instabilidade em médios e altos níveis da troposfera ajudam a manter muitas nuvens e chuva sobre o Paraná e Santa Catarina. Chove de forma volumosa no oeste e planalto catarinense, e no sudoeste, centro, sul do Paraná e cidades mais próximas a São Paulo. Ainda, uma nova frente fria que passa pelo Rio Grande do Sul vai ajudar a organizar as instabilidades e pancadas de chuva também sobre a maior parte do estado gaúcho. Tem previsão de granizo na faixa oeste dos três estados, e os ventos seguem moderados no noroeste do Paraná. Somente no extremo sul gaúcho é que a condição para chuva é menor. 

Sudeste

Uma frente fria se afasta para alto-mar, mas ainda consegue organizar um corredor de umidade da Amazônia sobre o Sudeste. Tem previsão de chuva no oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e sul capixaba. 

Há previsão de elevados acumulados de chuva e risco de transtornos como alagamentos e deslizamentos por conta do solo encharcado numa faixa que vai do centro paulista ao Grande Rio. Além disso, há previsão de recuo do mar na região do Farol de São Tomé, no Rio de Janeiro. O tempo segue firme e ensolarado, com temperaturas em rápida elevação, em áreas do centro e norte mineiro e da maior parte do Espírito Santo. 

Centro-Oeste

Tempo aberto, ensolarado e quente no leste, centro e norte de Goiás, além do Distrito Federal, por causa de uma massa de ar seco que ganha força. Em outras áreas, no entanto, ainda chove em forma de pancadas, após uma tarde abafada. Tem previsão inclusive de queda de granizo e rajadas de vento de até 70km/h nas áreas do Mato Grosso do Sul que ficam mais próximas ao Paraguai. Isso acontece porque uma área de baixa pressão atmosférica se forma no território paraguaio até o final do dia. No oeste de Mato Grosso, ventos sopram moderados. 

Nordeste

Áreas de instabilidade formam nuvens mais carregadas e chuvas em forma de pancadas passageiras no centro e norte do Maranhão, do Piauí, maior parte do Ceará e no Rio Grande do Norte. A chuva acontece após uma tarde abafada, e não são previstos acumulados expressivos, embora possa ser forte em alguns momentos. Por outro lado, as demais áreas do Nordeste seguem com tempo mais firme, com muito sol e calor. 

Norte

Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis com centro sobre Tocantins mantém maior parte daquele estado com tempo firme, inclusive na Capital Palmas, e chuvas em forma de pancadas com trovoadas no norte do estado e no leste do Pará. No Amapá atua a Zona de Convergência Intertropical e nas demais áreas da Região Norte, é a Alta da Bolívia que traz as pancadas de chuva.