Tempo

Previsão do tempo: chuvas se espalham pelo Brasil, mas ainda há bolsões de seca

Com a volta das chuvas, previsão para o final de ano é de invernada e temperaturas mais amenas; veja onde

Apesar da chuva permanecer concentrada no Centro-Sul do país, uma faixa do Mato Grosso até o interior do Nordeste preocupa com a falta de chuvas. “Por causa da Zona de Convergência do Atlântico Sul que se formou na semana passada, a umidade aumentou bastante em toda a área da costa da região Sudeste até Rondônia”, afirma a meteorologista da Somar Desirée Brandt.

Na quarta-feira, 16, a previsão é de chuva na região Sul, com potencial de temporais que se formarão de uma área de baixa pressão na altura do Paraguai. “Previsão de temporal em São Paulo, Triângulo Mineiro e Rio de Janeiro simplesmente pelo calor e áreas de instabilidade, além de pancadas isoladas no sul de Goiás”, alerta Desirée.

De 16 a 20 de dezembro

Continua a chover na região Sul, com mais de 50 mm, e São Paulo e Minas com mais de 70 mm. Já na faixa de Mato Grosso até o interior do Nordeste não há previsão de chuvas e, por isso, a consequente diminuição da umidade.

De 21 a 25 de dezembro

A chuva volta para o Nordeste e há previsão de bons acumulados também para a Sudeste. “O retorno da chuva vai ser causado por uma frente fria na costa do Sudeste e o corredor de umidade proveniente da Amazônia vai se posicionar em direção a frente fria, o que manter a nebulosidade, chuva persistente e condição de invernada”, finaliza.