Tempo

Temporais e granizo podem atingir quatro regiões do Brasil nesta sexta

Um sistema de baixa pressão atmosférica segue atuando entre a costa de Santa Catarina e São Paulo, organizando o corredor de umidade da Amazônia

chuva forte, previsão do tempo, temporais
Temporais atingem estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. Foto: Sistema Faep

Sul

A semana termina com previsão de chuva e temporais na região Sul do Brasil, especialmente entre Santa Catarina e Paraná, devido a um sistema de baixa pressão atmosférica no oceano e um corredor de umidade, que atua desde a região Amazônica e atinge ambos os estados. Por isso, atenção para o risco de chuva forte, temporais e eventual queda de granizo nessas áreas. No Rio Grande do Sul, a chuva é mais rápida e passageira, sem grandes acumulados previstos.

Sudeste

O sistema de baixa pressão atmosférica segue atuando entre a costa de Santa Catarina e São Paulo, organizando um corredor de umidade da Amazônia e mantendo o tempo bastante instável na região Sudeste. Após uma manhã com tempo abafado, há risco para fortes temporais durante a tarde em São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde não se descarta a chance para eventual queda de granizo e rajadas de vento moderadas. Somente entre o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais, o tempo firme predomina.

Centro-Oeste

A sexta-feira será marcada por chuva e temporais isolados em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e também no norte de Mato Grosso, devido à combinação entre calor e umidade. Atenção para o risco de trovoadas, ventos moderados e eventual queda de granizo nessas áreas. Nas demais áreas, tempo seco e quente. No sul de Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento podem alcançar 50 km/h.

Nordeste

A previsão é de chuva em grande parte da região Nordeste do Brasil, que ocorre preferencialmente entre a tarde e a noite, e de forma isolada por enquanto. A chuva vem acompanhada por trovoadas no interior do Maranhão e Piauí. No centro-oeste da Bahia, o tempo segue seco e quente.

Norte

A semana termina com tempo instável marcando presença em toda a região Norte do Brasil, com destaque para o oeste e norte do Amazonas, onde os volumes de chuva tendem a ser mais elevados e há risco para fortes temporais, inclusive na Grande Manaus. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo instável na região norte do Amapá, onde a chuva também ocorre com forte intensidade. A chuva também retorna ao Tocantins, mas de forma rápida e isolada.