O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira, 18, que a vacinação em massa contra a Covid-19 é fundamental para a retomada da economia brasileira. Na avaliação do comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, Guedes demorou a perceber a importância da imunização para o cenário econômico.
- Covid-19: ‘Cronograma de vacinação depende de registro da Anvisa’
- Vacinação contra covid-19 pode começar em fevereiro, diz ministro
“Os recursos de R$ 20 bilhões para a compra da vacina agora não resolvem o problema agora. Os países ricos já compraram 60% da vacina que será fabricada em 2021. Para o Brasil não resta alternativa a não ser comprar a CoronaVac. Temos a vacina da Pfizer mas são apenas 500 mil doses que pode ser adquiridas”, diz Daoud.
Ainda segundo o comentarista, a retomada da economia não acontecerá de maneira rápida. Ela depende de ações que mostrem otimismo ao mercado financeiro, indicando o que pode vir pela frente.
“No início da pandemia, o ministro disse que R$ 5 bilhões seriam suficientes para o combate da Covid e não foi, tanto que o governo teve que aprovar no Congresso o orçamento de guerra. Em matéria de ações preventivas, o ministro ficou com nota zero”, completa Daoud.