O Reino Unido ampliou as medidas de restrição diante da identificação de uma nova variante do coronavírus, que é 70% mais contagiosa. Diversos países decidiram suspender voos de origem britânica, amplificando os temores em relação aos impactos econômicos dessas medidas. Pouco se sabe sobre a variante, mas especialistas disseram que as vacinas atuais devem ser eficientes.
As bolsas europeias registraram forte queda no pregão desta segunda-feira, 21, enquanto o petróleo chegou a cair cerca de 6% durante o dia. No Brasil, o Ibovespa chegou a perder mais de 3 mil pontos e o dólar, que havia fechado na sexta-feira a R$ 5,08, voltou a ficar acima de R$ 5,20.
Apesar da nova variante, outros indicadores, como a vacina do coronavírus e o pacote dos Estados Unidos, animam o mercado, afirma o economista Roberto Troster. Internamente, as projeções para a economia brasileira também indicam um cenário um pouco mais positivo.
Ainda segundo o economista, a pandemia chegou em um Brasil já enfraquecido por problemas de desemprego e dinâmicas fiscais, o que prejudicou mais ainda o cenário. “A gente tem que pensar que a Covid-19 pegou o Brasil em um momento de crescimento baixo e desemprego alto. Nesse sentido, a doença funcionou como uma espécie de ‘cortina de fumaça’ para esses problemas”, afirma.