Segundo Diego Remus, do blog Startupi, cerca de 400 novas startups digitais nasceram de março a novembro do ano passado. Dessas, menos de 10% têm alguma inovação. A maioria são cópias de projetos que já existem. A Startupi é um blog lançado em dezembro de 2008 e voltado para o mercado de startups de tecnologia. É mantido com investimentos internacionais.
Para Maria Carolina Cintra, diretora de Inovação da Kingolabs, existem excelentes idéias, mas o amadorismo na hora de ter uma empresa ainda é muito grande. A Kingolabs é uma empresa que produz conteúdo para empresas nas redes sociais, patrocinado em seu primeiro ano de existência por um angel (sócio-investidor).
A analista técnica do Sebrae, Viviane Vilela, especialista em mídias digitais, acredita que a solução para alavancar novos modelos de negócios seja o investimento em educação.
? Quem tem uma idéia boa precisa estudar, pesquisar e ler sobre esse assunto e o mercado para depois procurar entidades como o Sebrae para ajudar a formatar um plano de negócios. O modelo quem deve criar é o empreendedor.
A empresária Carolina Cintra disse que para conseguir o investidor é preciso um plano de negócios com números e informações.