Mercado e Cia

Problemas nas estradas: 'Produtor é tratado com desleixo pelo Estado'

O comentarista Miguel Daoud analisa a situação da infraestrutura no interior do país, onde o agro amarga com péssimas estradas

Produtores rurais de diversos estados têm uma reclamação em comum: a péssima qualidade das estradas. A infraestrutura precária prejudica o escoamento da produção, aumenta os custos e tira competitividade do agronegócio brasileiro. Mesmo em Mato Grosso, onde há captação de recursos que deveriam ser revertidos para arrumar as estradas (o Fethab), a situação é desesperadora.

“Quando andamos pelo Brasil, percebemos o desleixo e o pouco caso com que é tratado o produtor rural, deixado à míngua em questão de infraestrutura. É um absurdo essas estradas estaduais estarem desta forma”, dispara o comentarista Miguel Daoud. Segundo ele, apenas as rodovias federais têm melhorado.

Segundo Daoud, Mato Grosso foi vítima de governadores corruptos que foram presos por conta disso. Ele lembra que muitas das estradas abertas no estado são dos tempos da colonização. “O dinheiro do estado é sequestrado pelos políticos para pagar o funcionalismo público. Grande parte dos funcionários não ganha o que ganha uma minoria”, diz.

O comentarista afirma que o agronegócio brasileiro é fantástico e tem tudo para dar certo, mas não vai suportar tantas “barbaridades” cometidas pelo poder público.