Sul
O tempo instável não dá trégua e são esperados temporais no Paraná, oeste e norte de Santa Catarina e também no centro-oeste e faixa sul do Rio Grande do Sul, onde a chuva vem acompanhada por trovoadas, ventos moderados e eventual queda de granizo, especialmente durante a tarde.
A chuva é reflexo de um sistema de baixa pressão atmosférica que atua na região norte do Paraguai, e também devido ao transporte de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica, que favorecem juntos a formação de nuvens carregadas e pancadas isoladas.
Durante a noite, uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul, intensificando as rajadas de vento e os temporais em áreas de divisa com o Uruguai.
Entre a região central e sul de Santa Catarina, assim como nas demais áreas gaúchas, o tempo firme predomina. Temperaturas em elevação nos três estados.
- Veja onde haverá chuva de 100 mm até o fim de semana após o Ano Novo
- Pouca água e muito granizo: entenda a chuva de gelo no fim de semana
Sudeste
A combinação entre o calor, um corredor de umidade da Amazônia e áreas de instabilidade em diferentes níveis da atmosfera mantém o risco para temporais e ventania em grande parte da região Sudeste do Brasil. Com destaque para o norte de São Paulo, sul e triângulo mineiro, onde os acumulados serão mais elevados.
Entre o norte de Minas Gerais e todo o território capixaba, o tempo firme predomina.
Centro-Oeste
Os temporais seguem marcando presença durante a tarde sobre grande parte da região Centro-Oeste do Brasil, e mesmo que de forma isolada, não se descarta a chance para ventania, eventual queda de granizo e chuva forte. Em Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento podem superar os 50km/h ao longo do dia.
Somente no centro-norte de Goiás, a chuva ocorre de maneira mais fraca e pontual.
Nordeste
A chuva mais uma vez fica restrita às áreas litorâneas, enquanto o sertão e agreste nordestino permanecem com tempo seco. Previsão de chuva com trovoadas somente no centro e norte do Maranhão.
Norte
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva variando de moderada à forte intensidade entre o norte do Pará e Amapá, onde os acumulados de chuva serão mais elevados.
Nas demais áreas da região Norte, a chuva ocorre na forma de temporais isolados entre a tarde e noite, exceto no sudeste de Tocantins, onde o tempo firme predomina.