No comando do G20, Sarkozy deve alertar sobre alta dos preços dos alimentos

Para o presidente francês, é fundamental que os líderes mundiais combatam a especulaçãoO presidente da França, Nicolas Sarkozy, convocou para esta segunda, dia 24, uma entrevista coletiva para detalhar as prioridades de sua gestão no comando do G20 (grupo dos países mais ricos do mundo) e dos conflitos na Tunísia e na Costa do Marfim ? países que no passado foram colônias francesas.

De acordo com assessores, Sarkozy defenderá a busca por avanços na reforma do sistema financeiro internacional depois da crise econômica. Para o presidente francês, é fundamental que os líderes mundiais combatam a especulação, que pode gerar a alta dos preços dos alimentos a partir da elevação das commodities agrícolas.

Sarkozy também pretende alertar sobre os riscos de uma  guerra de moedas em uma mensagem a países como os Estados Unidos e a China. Também estará a cargo do francês o comando do G8 ? que reúne os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália, o Canadá e a Rússia.

O calendário de atividades tanto do G8 quanto do G20 será intenso ao longo do ano. No caso do segundo grupo, que também é formado pelo Brasil, há reuniões de ministros da Fazenda e de bancos centrais nos próximos dias 18 e 19 de fevereiro. No ano passado, os líderes mundiais se comprometeram a analisar o impacto da crise financeira mundial em suas economias. A expectativa é que apresentem as conclusões.