Cooxupé é contra o aumento do ICMS dos alimentos no estado de SP
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) divulgou um comunicado nesta quarta, 6, oficializando seu posicionamento contrário ao aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado de São Paulo.
“O ano de 2020 foi atípico e juntos, com base no cooperativismo forte e unido, foi possível mostrar sinais de recuperação diante de uma das maiores recessões da história”, ressalta Carlos Augusto, presidente da Cooxupé, que é formada por mais de 15 mil produtores, em sua grande maioria pequenos e médios agricultores que empenham seu papel diariamente – com base na agricultura familiar – e que estão suscetíveis aos desafios do clima e outras adversidades na lavoura.
“Um aumento de custo de produção neste momento tão importante de nossa cultura pode comprometer diretamente a safra em curso e ainda gerar uma alta inaceitável nos custos para a manutenção”, completa Carlos Augusto.
A Cooxupé diz acreditar que este aumento não seja eficiente e mostra “falta de comprometimento e planejamento dos poderes executivo e legislativo em equilibrarem as contas públicas”.