Tempo

Chuva forte com raios continua nesta 5ª em boa parte do Brasil

O tempo deve ficar firme em grande parte do Rio Grande do Sul, na faixa de Sergipe até Rio Grande do Norte e na região central do Ceará

chuva com raios, temporais, previsão do tempo
Veja onde está prevista chuva com raios nesta quinta-feira. Foto: Pixabay

Sul

Grande parte do território gaúcho, com exceção somente das áreas que fazem divisa com Santa Catarina, terão uma quinta-feira ensolarada, com poucas nuvens e temperaturas em elevação.

Na quinta-feira, ainda tem temporais entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, mas a chuva se torna mais isolada, pontual e sem risco para tempestades. A atenção segue voltada para o leste de Santa Catarina, incluindo a serra, litoral e Vale do Itajaí devido ao alto acumulado de chuva impulsionado por ventos constantes trazidos do oceano para o continente. Risco de alagamentos e deslizamentos nessas áreas, devido aos dias consecutivos de chuva volumosa.

Sudeste

As chuvas continuam intensas e volumosas em todo o estado de São Paulo. Por conta da presença da frente fria, as temperaturas diminuem e a chuva vem a qualquer momento do dia entre o leste e norte do estado.

No oeste e centro sul de Minas Gerais e na Costa Verde do Rio de Janeiro, também há maior variação de nebulosidade, diminuição das temperaturas e chuva a qualquer momento do dia, com altos acumulados, temporais e ventania. Há riscos para transtornos, como alagamentos, transbordamento de córregos e rios e deslizamento de encostas. A chuva aumenta também no litoral do Espírito Santo.

No norte do Rio de Janeiro, interior do Espírito Santo e centro, norte de Minas Gerais, chuva em forma de pancadas pontuais ao final do dia, ainda com temperaturas altas.

Centro-Oeste

Com a presença de uma frente fria na altura do Sudeste e várias áreas de baixa pressão atmosférica no norte de SP, MS e sul de Goiás e outra entre o Paraguai e o Pantanal, as condições seguem para fortes temporais na região. Desta vez, em especial o Pantanal, sul e oeste de Mato Grosso deve receber os maiores acumulados de chuva, com fortíssimos temporais e ventania. Risco de alagamentos e inundações nas três capitais e no Distrito Federal.

Nordeste

Destaque para chuva forte esperada entre o centro-sul do Maranhão e Piauí, e também no oeste da Bahia, devido à áreas de instabilidade no alto da atmosfera combinadas à grande disponibilidade de calor e umidade. Atenção aos volumes elevados e risco para transtornos nessas áreas, como alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores.

Nas demais áreas nordestinas, a chuva é mais rápida e isolada, e em uma área desde o interior de Sergipe até o Rio Grande do Norte e região central do Ceará, o tempo firme predomina.

Norte

Previsão de chuva intensa no Tocantins e sul do Pará, devido à combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade próximas ao estado. Os volumes tendem a ser elevados e, por isso, atenção mais que especial ao risco de transtornos, inclusive na Região Metropolitana de Palmas. No Amapá, segue chovendo forte devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), e mais um vez há expectativa para altos acumulados.

Nas demais áreas da região, a chuva ocorre na forma de temporais isolados durante a tarde, acompanhados por raios e ventos moderados.