A passagem de um intenso ciclone extratropical trouxe chuva e ventos fortes para boa parte do Rio Grande do Sul.
Na fronteira com o Uruguai, região de Jaguarão, o acumulado alcançou pelo menos 130 milímetros. As rajadas de vento alcançaram 85km/h em Santa Vitória do Palmar. De acordo com o SEMA-RS, na estação do município de Manoel Viana, o Rio Ibicuí segue em lenta elevação, porém ainda longe de atingir os limiares de cheia neste ponto.
Após a passagem do ciclone, o fim de semana foi mais frio que o normal. Em Bagé, a mínima alcançou pouco mais de 13C na última sexta-feira, 5.
Durante boa parte da semana, há previsão de chuva na Zona Sul e Campanha pela presença de uma frente fria entre a costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai. No fim de semana, a chuva se espalhará no RS pelo desenvolvimento de
áreas de instabilidade (vórtice ciclônico de altos níveis).
Embora o acumulado da semana não seja elevado, há risco de granizo no Centro, Oeste, Sul e Leste do Rio Grande do Sul desde hoje até o fim de semana. No extremo sul do Estado, o acumulado de chuva aproxima-se dos 50mm, mas a
maior parte das áreas produtoras receberá menos de 20mm. A grande quantidade de nuvens manterá a temperatura mais baixa que o normal no Rio Grande do Sul nesta semana.
Por Agência Safras