Áreas de instabilidades estão se formando no interior da América do Sul e devem se espalhar no decorrer da tarde desta quinta-feira, 11. Com isso, A Somar Meteorologia mantém o alerta para chance de granizo até segunda-feira, 15, especialmente na região Sul.
“Embora não seja chuva volumosa, é proveniente de muita muita instabilidade, então vem com muitas descargas elétricas e ventanias, e pode provocar queda de granizo”, diz
- La Niña pode durar até a primavera de 2021; veja os efeitos para o agro
- Previsão do tempo: semana termina com chuva volumosa e até granizo
Até segunda-feira, a chuva volumosa deve ficar concentrada do sul de Minas Gerais até a região Norte, com volumes bem elevados entre Sudeste e Centro-Oeste. Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso devem receber cerca de 70 mm. Já o oeste do Piauí, Maranhão, Pará e norte de Mato Grosso podem receber 150 milímetros em cinco dias.
Enquanto isso, no Sul, chove cerca de 30 milímetros na faixa leste e outros 11 milímetros na metade oeste, que compreende o interior da região. Na semana que vem, a previsão é de tempo mais seco, com pancadas apenas no leste de Santa Catarina e Paraná, e menor risco para granizo.
Também na semana que vem deve se formar a Zona de Convergência do Atlântico Sul, uma frente fria que fica estacionada sobre o Sudeste que deve levar chuva volumosa do Espírito Santo à região Norte, e pode atrapalhar a colheita da soja em Mato Grosso e Goiás.
De 22 a 26 de fevereiro, a chuva se espalha pelo Brasil, diminuindo o volume na região central. Volta a condição de verão, com sol pela manhã e chuva à tarde.