Previsão do tempo para sábado, 20
Sul
O sábado começa com chance para nevoeiro entre a serra do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina, devido às baixas temperaturas combinadas à alta umidade presente na atmosfera.
A madrugada e manhã seguem frias em grande parte da região por conta da presença do céu claro e os ventos relativamente mais gelados que sopram do quadrante sul. Novamente, há expectativa para termômetros próximos ou até abaixo de 10°C no sul do Paraná e nas serras catarinense e gaúcha.
Durante a tarde, o sol brilha forte e volta a esquentar, o que garante mais um dia com grande amplitude térmica nos três estados.
A circulação marítima aumenta as condições para chuva somente na região sul do Rio Grande do Sul, e também no litoral paranaense, mas que novamente ocorre de forma fraca e passageira.
Sudeste
A presença de uma frente fria na altura do Espírito Santo e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorecem a formação de nuvens carregadas e fortes pancadas de chuva no centro-norte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde são previstos acumulados elevados de chuva e potenciais transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.
Nas demais áreas mineiras e na faixa leste de São Paulo, o sol predomina durante a manhã e chove de maneira isolada no período da tarde. No interior paulista, o tempo seco e quente segue marcando presença.
Centro-Oeste
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o tempo instável e chuvoso no centro-norte de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, onde há risco para chuva forte e bastante volumosa a qualquer hora do dia. No sul goiano e mato-grossense, incluindo as capitais, também há risco para temporais, mas que se concentram no período da tarde e de forma mais isolada.
Enquanto isso em Mato Grosso do Sul, uma massa de ar seco predomina e garante mais um dia quente e ensolarado.
Nordeste
A chuva aos poucos perde intensidade na região. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica a chuva somente na região norte do Maranhão, onde há previsão para acumulados ainda elevados. Nas demais áreas, a chuva é rápida e passageira.
Já em uma área do sul do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, norte da Bahia e Sergipe, o sol aparece entre poucas nuvens e não chove.
Norte
Áreas de instabilidade no alto da atmosfera e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantêm o risco de chuva forte e bastante volumosa em parte da região. Destaque para o Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins, onde os volumes de chuva tendem a ser mais elevados. Há previsão de chuva ao longo de todo o dia e as temperaturas seguem amenas.
A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na região norte do Pará também favorece a formação de nuvens carregadas e fortes pancadas de chuva.
Nas demais áreas da região, inclusive em Roraima, a chuva é mais rápida e isolada, mas não se descarta o risco de temporais.
- Chuva atrasa colheita da soja e onda de frio pode pegar milho tardio
- Inmet fecha acordo que tornará previsão do tempo no Pará ainda mais precisa
Previsão do tempo para domingo, 21
Sul
Neste domingo, volta a chover de forma fraca e pontual em toda extensão litorânea da região, além de em áreas do sul gaúcho, devido aos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa.
Nas demais áreas da região, uma massa de ar seco marca presença e por isso não há previsão de chuva.
Durante a madrugada e manhã as temperaturas seguem amenas, mas já no período da tarde os termômetros seguem em elevação e ultrapassam 30 °C em diversos municípios.
Sudeste
A ZCAS atua entre a região norte de Minas Gerais e o Espírito Santo, mantendo as condições para chuva forte e bastante volumosa nessas áreas. O sol pouco aparece ao longo do dia e há previsão de chuva a qualquer momento.
Nas demais áreas mineiras, assim como no Rio de Janeiro, litoral de São Paulo e Vale do Paraíba (SP), a chuva ocorre de maneira rápida e isolada durante a tarde, após um dia quente e ensolarado.
No interior de São Paulo e também na capital, sol e tempo firme predominam.
Centro-Oeste
A ZCAS marca presença, por isso chove forte entre o norte de Mato Grosso e centro-norte de Goiás. Devido ao solo encharcado e aos níveis dos rios elevados, atenção para potenciais transtornos nestas áreas. Nas demais regiões de ambos os estados, temporais isolados são esperados durante a tarde, após um dia quente e abafado.
Tempo firme segue predominando em praticamente todo Mato Grosso do Sul.
Nordeste
A chuva se intensifica no norte do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, onde há previsão para acumulados elevados de chuva. A ZCAS mantém o tempo instável e chuvoso também entre o oeste e sul da Bahia, onde o sol pouco aparece ao longo do dia e chove a qualquer momento. Nas demais áreas nordestinas, pancadas rápidas e isoladas de chuva são esperadas.
Somente em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, norte da Bahia e Recôncavo Baiano, o tempo firme segue predominando.
Norte
A chuva segue forte na região, com destaque para o Amazonas, Rondônia, Acre e Pará, onde são esperados os maiores acumulados. O tempo instável ainda é reflexo de áreas de instabilidade em diferentes níveis da atmosfera e a influência da ZCAS.
Entre a região norte do Pará e Amapá, a ZCIT mantém o tempo instável novamente, e com risco para acumulados elevados de chuva nas duas capitais.