Até 22 deste mês, os acumulados de chuva tendem a ficar concentrados no Centro-Norte do Brasil. De acordo com a Somar Meteorologia, o acumulado de chuva nas últimas 24 horas não foi elevado nas áreas produtoras de soja, mas o tempo permanece encoberto e em algumas regiões produtoras os campos encharcados devem permanecer, como é o caso de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e boa parte da região Norte. A situação não mudará muito pelos próximos sete dias.
“Embora exista um ou outro dia mais ensolarado, há necessidade de pelo menos uma semana mais ensolarada no centro e norte do Brasil para que a colheita da soja avance mais rapidamente. O tempo seco predominará apenas entre o Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul”, afirma a Somar.
Entre 16 e 22 de março, a chuva espalhará pela América do Sul, alcançando a região Sul, Mato Grosso do Sul, Paraguai, Argentina e Uruguai. Mesmo assim, com parte da umidade da Amazônia espalhando por outras áreas do continente, não há previsão de dias mais ensolarados sobre o centro e norte do Brasil.