Agricultura

Publicação ajuda produtores a encontrar cultivar ideal para cada tipo de lavoura

A Fundação Pró Sementes desenvolveu uma pesquisa que foi transformada em publicação e denominada Ensaio de Cultivares em Rede (ECR)

Com o aumento da oferta de novas cultivares desde a promulgação da Lei de Proteção de Cultivares de 1997, os produtores têm encontrado dificuldades para obter informações detalhadas sobre determinados tipos de plantas. Em consequência disso, a Fundação Pró Sementes desenvolveu uma pesquisa que foi transformada em publicação e denominada Ensaio de Cultivares em Rede (ECR), para fornecer informações adicionais para a tomada de decisão de cultivo em diferentes regiões. 

O ensaio está em sua 10° edição e neste ano foi conduzido em 7 municípios do Rio Grande do Sul: São Gabriel, Cachoeira do Sul, São Luiz Gonzaga, Cruz Alta, Santo Augusto, Vacaria e Passo Fundo. Nestes 7 locais foram conduzidas 29 cultivares comerciais de trigo. 

Dentre as produtividades, as maiores médias de produção foram encontradas em Cachoeira do Sul onde a média foi de 120 sacas por hectare. Ma região mais fria e alta do estado do Rio Grande do Sul, Vacaria teve o maior resultado, com produtividade médio de 123 sacas por hectare, onde a cultivar mais produtiva, produziu 148 sacas por hectare.

Esses dados servem como ferramenta para o produtor e a assistência técnica na tomada de decisão em qual cultivar semear na lavoura. Os resultados estão disponíveis no site da Fundação Pró Sementes e nos sites da Federação da Agricultura.