Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão a campo desde a segunda-feira, 22, em Goiás, para a pesquisa que vai compor o 7º Levantamento da Safra de Grãos (2020/21). O trabalho prossegue durante toda a semana e será realizado de maneira remota, por meio de contatos telefônicos/e-mail, em virtude do agravamento da pandemia de Covid-19, informa a estatal em comunicado.
No total, serão coletadas informações que abrangem a produção agrícola de grãos de 62 municípios, que correspondem a aproximadamente 90% da produção do Estado.
A partir da apuração serão verificadas informações a respeito de condições de finalização de ciclo e início de colheita das lavouras de milho 1ª safra e arroz, o progresso de plantio e desenvolvimento vegetativo do milho de 2ª safra, as condições de desenvolvimento das lavouras de algodão e feijão 2ª safra, além das estimativas de plantio de culturas como sorgo, feijão caupi, girassol e trigo, bem como, informações sobre a finalização de ciclo e andamento da colheita da soja.
Os técnicos também verificam os meios utilizados para obtenção de crédito pelos produtores, materiais genéticos utilizados, qualidade dos produtos colhidos e estimativas de comercialização. O 7º Levantamento da Safra de Grãos 2020/21 será divulgado no site da Conab, no próximo dia 8 de abril.
Por Estadão Conteúdo