Nesta semana, três plantas que produzem a vacina contra a febre aftosa se colocaram à disposição do governo para ajudar na fabricação do IFA, o ingrediente farmacêutico ativo, que é essencial para a produção da vacina contra a Covid-19.
Neta quinta, 25, o senador Wellington Fagundes, presidente da comissão de Covid-19 no Senado, confirmou ao Canal Rural que na próxima segunda, será debatida a utilização de laboratórios de vacina animal para a fabricação de vacinas contra o coronavírus, em uma audiência pública.
Devem participar da audiência representantes do Ministério da Agricultura, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Sindicato Nacional de Industrias de Saúde Animal (Sindan).
“Todos os estudos são feitos de forma compartilhada, por isso esses laboratórios podem vir com toda a rigidez da biossegurança que nós temos de ponta, para produzir vacinas aqui. Temos tecnologia e laboratórios prontos para essa produção, basta transferir a tecnologia. Podemos produzir a partir de sementes de vírus produzido lá fora”, disse.