Etanol: Safra antecipada mantém pressão sobre preços

O dia foi de preços de estáveis a mais baixos para o etanol no mercado físico paulista. Em Ribeirão Preto, o
etanol hidratado teve preço de R$ 2,73 o litro, com queda de 1,1%, enquanto o anidro teve preço de R$ 2,73 o litro, mas estável.

Segundo o analista da consultoria Safras & Mercado, Maurício Muruci, a antecipação da safra nova chegou com peso no mercado ao passo que os novos dados da Unica confirmaram esta tendência. “O problema é que a pressão nos preços não se encontra apenas pelo lado da oferta. A demanda interna pelo hidratado ainda se encontra em seus menores níveis desde o início da crise da pandemia”, disse.

Em fevereiro as vendas mal romperam a marca dos 1,53 bilhão de litros e o mês e março já de mostra sinais de que este rimo deve ser mantido.

Um pequeno alento pode ser encontrado nos movimentos mais recentes do petróleo que em alta, devem formar base para avanços da gasolina. “Porém é como jogar um copo de água em um incêndio visto que eventuais aberturas de
margem no hidratado através da alta na gasolina não resolvem dos gargalos importantíssimos ao etanol: o crescimento na oferta com a safra nova junto à queda na demanda frente ao agravamento da crise da pandemia”, assinalou.

Por Agência Safras