Previsão do tempo para sábado, 10
Sul
No sábado, uma nova frente fria avança de forma costeira próximo ao Rio Grande do Sul. Quando combinada a um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Uruguai, traz de volta a chuva e os temporais por boa parte do território gaúcho. A chuva vem acompanhada por trovoadas, rajadas de vento superiores a 70km/h e acumulados mais elevados, especialmente em áreas da Fronteira Oeste, Campanha e sul do Rio Grande do Sul. No extremo gaúcho, o acumulado de chuva pode chegar aos três dígitos. Na região central e Grande Porto Alegre, a chuva chega de forma mais isolada no final do dia, após uma tarde quente e abafada.
A faixa norte do Rio Grande do Sul permanece com tempo firme e sensação de calor cada vez mais evidente, assim como esperado para todo o território de Santa Catarina e Paraná.
Sudeste
Um grande sistema de alta pressão atmosférica associado a uma massa de ar seco atua sobre o Sudeste ao longo deste sábado e garante mais um dia ensolarado e sem previsão de chuva.
Durante a madrugada e manhã a sensação de frio ainda persiste, e no período da tarde os termômetros sobem rapidamente pelos quatro estados. Conforme as temperaturas sobem, os níveis de umidade relativa do ar tendem a cair a níveis críticos, especialmente sobre o interior do estado de São Paulo e Minas Gerais.
Há previsão de chuva fraca somente no litoral capixaba, devido à circulação marítima combinada à instabilidades próximas ao estado.
Centro-Oeste
A massa de ar seco agora abrange áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, e por isso não há previsão de chuva nestas áreas. Chove somente sobre o estado de Mato Grosso, na forma de temporais isolados durante a tarde, reflexo da combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade no alto da atmosfera.
Nordeste
A chuva perde força sobre o litoral sul da Bahia, mas ganha intensidade entre o litoral de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, devido à circulação que passa a soprar contra a costa e instabilidades em altitude. Também segue chovendo nas demais áreas litorâneas, assim como na capital Salvador que ainda pode ter acumulados elevados.
Em uma faixa que abrange o interior da Bahia, Maranhão e Piauí, sul do Ceará e oeste de Pernambuco e Paraíba, a atuação de uma massa de ar seco garante mais um dia de tempo firme e ensolarado.
Norte
Áreas de instabilidade no alto da atmosfera combinadas ao calor e umidade mantêm o risco de chuva forte entre o norte do Amazonas e Roraima.
Nas demais áreas da região, temporais isolados são esperados no período da tarde, e o tempo firme passa a predominar sobre todo o estado do Tocantins.
Previsão do tempo para domingo, 11
Sul
Uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical intenso em alto mar, espalha chuva e fortes temporais pelo Rio Grande do Sul e oeste-sul de Santa Catarina, onde há risco para intenso vendaval e rajadas de vento superiores a 70km/h. A chuva também vem acompanhada por raios, e os maiores acumulados até o momento são esperados para a Fronteira Oeste gaúcha.
O sol pouco aparece ao longo do dia sobre boa parte do Rio Grande do Sul, e as temperaturas despencam se comparada aos dias anteriores. Também volta a chover sobre o extremo oeste do Paraná, mas de forma isolada.
Nas demais áreas paranaenses e sobre o Vale do Itajaí (SC), o tempo firme predomina, assim como a sensação de calor.
Sudeste
A massa de ar seco agora atua sobre os quatro estados da região Sudeste, inibindo a formação de nuvens carregadas e garantindo um dia de sol e sem previsão de chuva.
Durante a manhã as temperaturas seguem amenas, mas no período da tarde a sensação de calor aumenta. Conforme os termômetros sobem, os níveis de umidade relativa só tendem a cair, e podem alcançar níveis abaixo dos 30% em boa parte da região.
Centro-Oeste
Um corredor de umidade traz de volta a chuva para o centro-oeste de Mato Grosso do Sul, incluindo a capital. Serão pancadas isoladas, que ocorrem preferencialmente durante a tarde e acompanhada por trovoadas. O mesmo é esperado para o estado de Mato Grosso, onde o tempo instável predomina.
Nas demais áreas sul-mato-grossenses, Goiás e Distrito Federal, uma massa de ar seco garante mais um dia quente ensolarado.
Nordeste
Áreas de instabilidade no alto da atmosfera combinadas à circulação oceânica garantem um dia de tempo instável em todo o litoral nordestino, com destaque para as capitais Natal, João Pessoa e principalmente Recife e Maceió onde serão observados os maiores acumulados de chuva. Acumulados elevados também são esperados para o norte do Maranhão e do Piauí, além do sul do Ceará, ainda por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical.
Nas demais áreas do Nordeste, a chuva é rápida e pontual, e o tempo firme predomina somente no sul do Piauí e interior da Bahia.
Norte
Volta a chover de forma isolada sobre o Tocantins, e temporais são esperados para as demais áreas da região. Tudo isso por conta da típica combinação entre calor e umidade, que potencializa a formação de nuvens carregadas e mantém o tempo instável predominando. Maiores acumulados de chuva são esperados para o norte do Amazonas e do Pará.