? O pouco que eu tenho é pela rotação de culturas, que eu vou ganhar na soja no ano que vem. Como eu tenho que fazer essa rotação, faço a qualquer preço ? afirma Mortari.
Neste verão, o Paraná deve colher 5,34 milhões de toneladas de milho. O volume dificilmente vai superar a safra anterior, mesmo que a produtividade se mantenha em 7,5 quilos por hectare, recorde no ano passado.
Estado prevê aumento no milho de inverno
Os preços foram puxados pela valorização da commodity no mercado externo, mas isso aconteceu depois da tomada de decisão do produtor. Na época, a saca estava cotada a R$ 13 no Paraná. Hoje, com o preço na média de R$ 22, o agricultor já manifestou interesse pela safrinha.
A primeira estimativa oficial de plantio de milho safrinha deve ser divulgada pela Secretaria de Agricultura até o final da próxima semana. Contudo, os técnicos do departamento de Economia Rural da Secretaria já estimam um aumento de 10% na área em relação ao inverno passado. Por dois anos seguidos, em 2009 e 2010, o Paraná reduziu a área com milho safrinha.
No entanto, há uma expectativa de que os efeitos do La Niña possam se estender até o plantio do milho de inverno. Uma preocupação a mais, já que a lavoura do cereal é muito sensível ao clima, além de ter um custo de implantação elevado.
? A gente sempre diz isso: quando tem muito em um mês, pode faltar no outro. Estamos com muita chuva agora em janeiro, e como o La Nina é caracterizado por incertezas climáticas, podemos ter um mês de fevereiro seco. E particularmente aqueles que semearam soja bastante precoce podem começar a semear milho na safrinha já em fevereiro ? diz Rodolfo Bianco, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que acredita que a maioria dos produtores vão semear em março.
? Esperamos que o clima se comporte bem, e que tenhamos uma boa safrinha, mesmo porque vamos recuperar em termos de área. Como na safra normal a área foi reduzida no Paraná, na safrinha a gente pode, em termos de área semeada, continuar sendo o maior produtor de milho do país ? completa.