A última sexta-feira, 9, foi de preços mistos para o etanol no mercado físico paulista. Em Ribeirão Preto, o etanol hidratado teve preço de R$ 2,88 o litro, com queda de 0,69%. Já o anidro teve preço de R$ 2,73 o litro, com alta de 1,87%.
Segundo o analista da consultoria Safras & Mercado Maurício Muruci, na região Centro-Oeste, a tendência segue a de alta acentuada em função das perspectivas negativas para a safra do milho, o que acaba elevando a percepção de redução na oferta da matéria prima e consequentemente nos preços.
“Porém para o etanol de cana o melhor cenário de curto prazo segue o de estabilidade, isto quando não são registradas perdas pontuais nos preços de negociação. Ainda assim existem muitas usinas que mantém firmes as suas pedidas de preços mais altas, mesmo que fiquem se efetivar vendas em maior volume. A entrada da safra nova ao mesmo tempo em que as medidas de afastamento social são endurecidas são dois vetores que se mostram constantemente presentes no mercado como uma bomba relógio que deve fazer os preços recuarem forte nas próximas semanas. Questões pontuais como o aumento das exportações de etanol não se mostram fortes o suficiente para neutralizar a oferta crescente do Centro-Sul ao mesmo tempo em que a demanda volta a dar sinais de fragilidade histórica”, disse Muruci.
Por Agência Safras